Frete grátis para o Estado de São Paulo!    I    Pagamento no cartão em até 2x sem juros.    I    Envio seguro para todo Brasil.

Pedra da semana: Citrino


Citrino, também chamado de quartzo citrino (há várias outras denominações impróprias, como citrino-topázio) é uma variedade de quartzo de cor amarela, laranja, excepcionalmente vermelha. Basicamente, é um quartzo com impurezas férricas.


A maior parte do citrino comercial é na verdade ametista ou quartzo fumado aquecido artificialmente. Contudo, a pedra tratada termicamente pode apresentar diferenças, entre elas uma cor mais rosada característica da pedra original. O valor comercial, porém, é o mesmo, pelo menos no Brasil. O quartzo citrino é uma pedra preciosa de baixo preço, mais barata que a ametista, mas, mesmo assim, muito apreciada e muito usada em joalheria.


O significado do seu nome tem origem no grego e quer dizer simplesmente “pedra limão”, devido a sua tonalidade básica. Em geral sua coloração é dourada, mas pode estar mesclada com tons de branco.


A maior parte do Citrino disponível no mercado é, na verdade, ametista ou quartzo fumê alterados por tratamento térmico. A Ametista se torna amarelo-limão a partir de 470*C e o Quartzo fumê a partir de 300*C. Normalmente, a unica diferença é um sutil tom rosado que a gema adquire.


Os Citrinos são associados à atração da riqueza e ao aumento da auto-estima. Eles seriam capazes de aclamar a agitação mental e trazer a força de vontade, segurança e criatividades necessárias para os grandes empreendimentos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo